COMUNICAÇÕES E CONFERÊNCIAS / TALKS

Novembro de 1992: “’Fricatized’ Voiced Stops in European Portuguese: Preliminary Observations”. Laboratório de Fonética da Unviersidade de Estocolmo (Suécia).

Agosto de 1995: “The Role of Consonantal Duration and Tenseness in the Voicing Distinctions of Portuguese Stops”. XIII.th International Congress of Phonetic Sciences. Universidade de Estocolmo (Suécia).  

Junho de 1997: “The effects of two higher-level variables on the processing of an allophonic contrast in European Portuguese”. ISAPL’97. 5th International Congress of the  International Society of Applied Psycholinguistics. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Maio de 1998. Com Maria da Graça Pinto e Maria João Moura: “A brief approach to European Portuguese lexical terms connected with the process of knowing: Evidence from children’s and adults’ oral productions”. 1º Encontro de Linguística Cognitiva. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Março de 1999: “O mirandês visto por futuros professores de português”. Colóquio Internacional “Estudos Mirandeses: Balanço e Prospectiva. Homenagem a António Maria Mourinho. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Outubro de 2001: “Conhecimento Linguístico e Conhecimento Ortográfico: Relações mútuas. Primeiras impressões de um estudo longitudinal com um grupo de crianças falantes do português europeu”. Centro de Linguística da Universidade do Porto.

Novembro de 2001. Com Alexandra Soares Rodrigues: “A presença da fonética e da fonologia no ensino do Português (ensino básico e secundário): algumas considerações preliminares”. Colóquio Comemorativo dos 25 Anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Julho de 2002:  “Conhecimento Fonológico e Aprendizagem da Língua Escrita”. Encontro Investigação e Boas Práticas no Ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.

Dezembro de 2002: “Conhecimento Linguístico e Conhecimento Ortográfico: Relações Recíprocas”. II Jornadas Luso-Espanholas de Linguagem Infantil.  CERELPE – Centro de Reabilitação de Linguagem e Psicologia Educativa (Braga).

Junho de 2004: “Da Influência do Conhecimento Ortográfico sobre o Conhecimento Fonológico. Estudo Longitudinal de um Grupo de Crianças Falantes Nativas do Português Europeu”. Quid Novi? 2004 – 5º Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Setembro de 2004: “Orthographic Knowledge and the Awareness of Phonemic and Phonetic Distinctions. A Study of Portuguese Graduate Students’ Phonemic Transcriptions”. 7th International Congress of the  International Society of Applied Psycholinguistics. Cieszyn, Universidade da Silésia (Polónia).

Maio de 2005: “Consonant Clusters, Branched Onsets and Empty Nuclei in Portuguese: The Case of Obstruent+Lateral Clusters”. Instituto de Línguas Românicas da Universidade Lóránd Eötvös de Budapeste (Hungria).

Junho de 2005: “Conhecimento ortográfico e conhecimento fonológico: relações recíprocas. O caso da divisão silábica das sequências CC do português”. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Setembro de 2005: “Fonética e F0nologia”. Encontro sobre Terminologia Linguística: Das Teorias às Práticas. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Abril de 2007:  “«E na língua, na qual imagina, Com pouca corrupção crê que é Latina». Relatinisation in Renaissance Portuguese lexicon”. Frá fornöld til nýaldar: Þættir úr sögu klassískra mala og menningar. Universidade da Islândia.

Junho de 2007: “Consciência fonológica e aprendizagem da leitura e da escrita”. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Maio de 2009: “Nasal Vowels in European Portuguese”. Departamento de Linguística, Universidade de Estocolmo (Suécia).

Maio de 2009: “O novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”. Departamento de Espanhol, Português e Estudos Latino-Americanos, Universidade de Estocolmo (Suécia).

Outubro de 2006: “Variação dialetal na aula de Português Língua Materna”. Colóquio Internacional Interdisciplinar “Eu e o Outro”. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Junho de 2007: “Schwa in European Portuguese: The Phonological Status of [¡]”. JEL’2007 – 5.èmes Journées d’Etudes Linguistiques de Nantes: “Schwa(s)”. Université de Nantes (França).

Setembro de 2007: “Rimes /VGNS/ en position finale de mot en portugais: Une contrainte «sensible au mot»”. XXV CILPR 2007 –  Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes. Universidade de Innsbruck (Áustria).

Novembro de 2007: “Minimal Word in Portuguese: Evidence from Speakers’ Oralization of Acronyms” . 8th International Congress of the International Society of Applied Psycholinguistics. Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul – Porto Alegre (Brasil).

Outubro de 2008: “Chevá nos textos metlinguísticos portugueses anteriores ao século XX”.  Gramática: História, Teorias, Aplicações. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Junho de 2009: “Découpage de continuums phonétiques en mots. Critères formels vs. indices substantiels”. JEL’2009 – 6.èmes Journées d’Etudes Linguistiques de Nantes: “(Dis)continu”. Université de Nantes (França).

Outubro de 2009: “Treino articulatório e ensino da pronúncia na aula de PLE”. Conferência de abertura das III Jornadas de Lengua Portuguesa y Cultura Lusófona. Mérida, Centro Universitario de Mérida da Universidad de la Extremadura (Espanha).

Janeiro de 2010: “Nível fonético e nível(eis) fonológico(s)”. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Janeiro de 2010. Com Pedro Tiago Martins: “Phonotactic Constraints and Word Demarcation in Romance”. CUNY Conference on the Word in Phonology. City University of New York (Estados Unidos) [póster].

Maio de 2010: “Treino e desenvolvimento das competências orais na aula de língua materna”. Lisboa, Ministério da Educação/DGIDC.

Junho de 2010. Com Pedro Tiago Martins: “Evidências do nível morfómico em português”. III Jornada de Estudos Pós-Graduados em Fonologia. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Outubro de 2010. Com Pedro Tiago Martins: “Etimologia Não É Morfologia”. XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Dezembro de 2010: “Portuguese”. Universidade de Jyväskylä (Finlândia).

Fevereiro de 2012: “Português, Espanhol (Castelhano?) ou Portunhol? Convergências e divergências históricas e estruturais nas línguas iberorromânicas”. Encontros: língua, história e literatura. Universidade de Porto Rico – Campus de Río Piedras (Porto Rico).

Abril de 2012: “De que são feitas as vogais centrais do Português? Uma proposta de análise inspirada na Fonologia dos Elementos”. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Agosto de 2012: “Rhythmic Stress and Musical Verse in European Portuguese”.SLE 2012 – 45th Annual Meeting of the Societas Linguistica Europaea. Universidade de Estocolmo (Suécia).

Abril de 2013: “A vida é dura, mas a vida é bela. Avaliação distribuída em Métodos e Técnicas de Pesquisa”. II Jornadas Pedagógicas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.  Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Outubro de 2013: “O Português como Língua de Publicação Científica”.  II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial. Universidade de Lisboa.

Dezembro de 2013: “Entrenamiento articulatorio con actores de teatro: Algunas experiencias en el Teatro Nacional de São João (Oporto, Portugal)”. Universidade do País Basco – Vitoria Gasteiz, Faculdade de Letras (Espanha).

Maio de 2014: “Áreas Críticas do Ensino Explícito do Português no Contexto de «Língua Segunda» – Conhecimento Explícito da Língua”. Centro Cultural Português, São Tomé (São  Tomé e Príncipe).

Maio de 2014: “Erro e desvio no ensino da Língua Portuguesa”. Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe.

Novembro de 2014: “Vocalismo do português”. Departamento de Português da Universidade Masaryk de Brno (República Checa).

Novembro de 2014: “Processos afixais e não afixais de derivação em português”. Departamento de Português da Universidade Masaryk de Brno (República Checa).

Novembro de 2014: “Sistema vocálico do português e mudanças fonéticas em curso no português europeu contemporâneo”. Centro de Língua Portuguesa da Universidade Carolina de Praga/Instituto Camões, Praga (República Checa).

Dezembro de 2014: Apresentação do filme “Is the Man who is Tall Happy?” (Michel Gondry, França, 2014) (sobre a vida e obra de Noam Chomsky). Teatro Municipal do Campo Alegre, Porto.

Maio de 2015: “O Português como Língua Pluricêntrica”. Semana da Língua Portuguesa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Centro Cultural Português de São Tomé (São Tomé e Príncipe).

Maio de 2015: “O Português como Língua de Ciência”. Semana da Língua Portuguesa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Universidade de São Tomé e Príncipe.

Maio de 2015: “Homo sapiens ou Homo loquens? Linguagem e espécie humana”. Centro de Ciência Viva de Bragança (“Casa da Seda”), Bragança.

Outubro de 2015: “As línguas à volta do Báltico”. À Volta do Báltico. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Outubro de 2015: “Es posible enseñar/aprender a pronunciar la variedad?”. Ahoskera Jardunaldia” (“Jornadas de Pronúncia”). Real Associação da Língua Basca (Euskalartzaindia), San Sebastián/Donostia, País Basco (Espanha).

Dezembro de 2015: “Viagens sem Literatura: As primeiras migrações das primeiras paleolínguas”. Colóquio Internacional «Viagens e Outros Labirintos. Homenagem a Gonçalo Vilas Boas». Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Dezembro de 2015. Com Ana Isabel Fernandes e Fátima Silva; “O treino articulatório na aula de português língua não materna: relato de experiência”. III Jornadas de Português Língua Estrangeira – Aquisição e Didática.  Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Fevereiro de 2016: “Que conhecimento explícito da língua da área da fonologia deveria ser imprescindível?”. Seminário Avaliar o Conhecimento Gramatical. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Abril de 2016: “Metafonia histórica do português explicada pela Fonologia dos Elementos”. I Jornadas PHON’UP – Fonética e Fonologia na Universidade do Porto. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Maio de 2016: “Quando o português exportava palavras: “loanword adaptation” do português para o cingalês”.  III Congresso Internacional “Pelos Mares da Língua Portuguesa”. Universidade de Aveiro.

Maio de 2016: “Diversidade linguística numa sociedade multicultural para a terapia da fala”. Comunicação  plenária, I Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala: “Terapia da Fala em Evidência”. Santo Tirso.

Junho de 2016: “Ensinar Português em contexto multilingue: mudança de cenário ou mudança de perspetiva?”.  III Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial. Centro de Convenções de Díli (Timor-Leste).

Julho de 2016. Com Rita Nazaré Santos e Maria João Freitas: “Conhecimento ortográfico no 1.º Ciclo do Ensino Básico: os grupos consonânticos”. 1º Encontro Temático APL/ESE, 8º Encontro Língua Portuguesa nos Primeiros Anos de Escolaridade, 7º Seminário de Formação Contínua em Língua Portuguesa. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.

Julho de 2016. Com Purificação Silvano:  “Linguística. Conhecimento e utilizações”. Ciência 2016. Encontro com a Ciência e a Tecnologia em Portugal. Centro de Congressos de Lisboa.

Setembro de 2016. “Mais palavra, menos palavra. Questões para a descrição do português”. V Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste. Faculdade de Filosofia da Universidade de Zagrebe (Croácia).

Dezembro de 2016. Workshop de Fonologia do Português. Universidade Masaryk, Brno, República Checa.  Sessões temáticas: 1. Vocalismo do português; 2. Variedades do português; 3. Consonantismo do português; 4. Filiação tipológica da fonologia do português.

Dezembro de 2016. Com  Ana Isabel Fernandes, Fátima Silva, Isabel Martins  e Susana Leitão: “Conceção e desenvolvimento de um módulo de treino articulatório para um curso de iniciação à língua portuguesa”. IV Jornadas de PLE. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.