ORIENTAÇÕES / SUPERVISION (Master, PhD)

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO CONCLUÍDAS / MASTER

Cláudia Alexandra Moreira da Silva. Língua@chat.pt. A escrita telemática síncrona como elemento revelador de conhecimentos linguísticos intuitivos dos falantes.  Mestrado em Linguística,  Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2007.

Ana Catarina Garcia Fernandes. Apagamento de Vogais Átonas em Trissílabos Proparoxítonos: Um Contributo para a Compreensão da Supressão Vocálica em Português Europeu. Mestrado em Linguística, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2007.

Maria Isabel Dias Henriques. Segmentação e produção de palavras iniciadas pelas sequências gráficas “es+C” e “ex+C” em falantes do Português. Mestrado em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2008.

Ana Sofia Ferreira Landeiro. Para a promoção da leitura em voz alta: O concurso de leitura em voz alta na aula de português e de Alemão. Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira (Alemão) no Ensino Básico e Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2009.

Dina Maria Pereira.  A aprendizagem da escrita numa dimensão reflexiva comunicacional: A aquisição da competência da escrita integrada num projecto comunicativo. Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira (Francês) no Ensino Básico e Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2009.

 Pedro Miguel Moura de Magalhães. Silabificação de sequências de consoantes.  Mestrado em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2009.

Ana Silvina de Sousa Ribeiro Ferreira. Flexão de Número dos Nomes Terminados em Ditongo Nasal à luz da Fonologia Lexical. Mestrado em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2010.

Ana Catarina Branquinho Rios. Competências Fonológicas na Transição do Pré-escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico.  Mestrado em Ciências da Fala e da Audição da Universidade de Aveiro, 2010 [co-orientador].

Vânia Sofia Costa Fernandes. Habilidades metafonológicas em L1 e L2: Relatório de uma experiência pedagógica com alunos de Português L1 e Alemão L2 numa escola secundária com 3º ciclo da cidade do Porto. Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira (Alemão) no Ensino Básico e Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2010.

Joana Terleira Ramalho Moreira. Desenvolvimento Fonológico em Crianças dos 4 Anos e Zero Meses aos 5 Anos e Onze Meses. Mestrado em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2011.

Eunice Maria de Amorim e Silva. Acentuação gráfica em encontros vocálicos do Português e do Espanhol. Mestrado em Ensino do Inglês e Língua Estrangeira (Espanhol) no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2012.

Maria de Lurdes dos Santos Ferreira. Contributos para uma definição de palavra fonológica. Mestrado em Linguística  da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2012.

Marcela Filipa Correia Salgado Faria. Estudo sobre fenómenos de fronteira de palavra sob as perspetivas da Fonologia Generativa e da Fonologia Declarativa. Mestrado em Linguística  da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2012.

Mónica Sofia Braz Pereira. Aquisição e aprendizagem do português em contextos multilingues, comunidades portuguesa e hispânica nos EUA – Conceitos, teorias e prática.  Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira  da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2012.

Rita Nazaré Santos. Aquisição de grupos consonânticos e seu impacto nos desempenhos escritos no 1º Ciclo do ensino Básico. Mestrado em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2015 [co-orientador].

Ana Isabel de Jesus Fernandes. O treino articulatório na aula de Português Língua Estrangeira: Um estudo de caso no nível A1. Mestrado em Ensino de Português Língua Segunda/Língua Estrangeira  da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2015 [co-orientador].

Francelino Dalton Wilson. Análise Autossegmental de Obstruintes no Português do Norte de Moçambique: Um modelo de oposições privativas [± voz]. Mestrado em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2016.

Alberto Casimiro Simbo. Róticos no Português de Angola – Variante de Cabinda. Mestrado em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2016.

DISSERTAÇÕES DE DOUTORAMENTO CONCLUÍDAS / PhD

Cláudia Alexandra Moreira da Silva. Sobre os efeitos da marcação, da aquisição da língua e de conhecimentos linguísticos na escrita telemática síncrona no português e no inglês. Doutoramento em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2012.

Maria Isabel Dias Henriques. A fricativa coronal /S/ em /#(∅)SC/ em português europeu.  Doutoramento em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2013.

Sara de Almeida Ferreira. Intervenção em consciência fonológica: um contributo para colmatar a fratura entre o pré-escolar e o 1º ciclo.  Doutoramento em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014.

Clara Amorim. Padrão de aquisição de contrastes do PE: a interação entre traços, segmentos e sílabas. Doutoramento em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2015.